O que é Storytelling?

Virou moda! Todo mundo fala. Poucos de fato sabem o que é. E a minoria sabe aplicar.


Começo com a separação de STORY e TELLING. São duas "enfermarias" completamente distintas mas que se complementam no conjunto da obra.


Vou trazer pra vocês definições de uma BOA HISTÓRIA, por alguns autores para depois, no vídeo, você ver a minha definição.



PIXAR. Pete Docter


Uma boa narrativa é sobre pegar um pedaço da condição humana (coisas como nascimento, crescimento, emoção, aspiração, conflito de qualquer natureza) e transmiti-la em uma situação única.


O aclamado diretor da Pixar Pete Docter define:


"O que você está tentando fazer, quando você conta uma história, é escrever sobre um evento em sua vida que fez você se sentir de alguma maneira particular. E o que você está tentando fazer, quando você conta uma história, é fazer com que o público tenha esse mesmo sentimento."


JENNIFER GRISANT. Storyline. Findind Gold in Your Life Story


Um "momento de vida universal" ocorre quando seu mundo está em tumulto e seu senso de realidade, como você o conhece, muda. Muitas vezes, este é um momento em que parece que "tudo está perdido". Sua vida mudou. Você é colocado em uma posição de escolha. Você pode agir, ou você pode escolher ficar onde você está, mas de qualquer maneira, sua realidade nunca mais será a mesma. Uma história necessariamente passa por isso.


KARL IGLESIAS

Storytelling é sobre uma coisa apenas - envolver a audiência emocionalmente.


ROBERT MCKEE

A história não é um voo da realidade, mas um veículo que nos carrega em nossa busca pela realidade, nosso melhor esforço para fazer sentido a partir da anarquia da existência.


"Boa história" significa algo que vale a pena dizer que o mundo quer ouvir. Encontrar essa história é a tarefa solitária de um storyteller. Começa com talento. Você deve nascer com o poder criativo de juntar as coisas de uma maneira que ninguém jamais sonhou.


BRIAN MCDONALD

Por que as pessoas contam histórias? As histórias que tendem a ´grudar em nossos ossos´ são aquelas que nos ensinam algo. Essa, acredito, é a principal razão pela qual contamos histórias, para ensinar.


ARISTÓTELES

De acordo com Aristóteles, uma história deve ter pena, medo e catarse. Estes são os elementos básicos de uma história convincente. A principal lição disso é manter seu foco no público, e não em seus personagens, enredo ou você mesmo como escritor.


Agora, JONI GALVÃO:




107 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo